sábado, 11 de fevereiro de 2012

- Combater o «stress» e a ansiedade – «Viver» o Reiki




Iniciamos, hoje, mais um dia, mais um sábado de um fim de semana depois de mais uma “acelerada” semana…mais ou menos igual a tantas e tantas outras que caracterizam uma vida, a vida de cada um de nós…



De facto, cumprimos em cada dia os nossos rituais diários, esgotamo-nos nesses mesmos comportamentos repetitivos e quedamo-nos exaustos, tentando, no mesmo ritmo acelerado, aproveitar algumas pausas para repousar… e de facto, dormimos “à pressa”, levantamo-nos “à pressa”, fazemos a nossa higiene “à pressa”, tomamos as nossas refeições (quando as tomamos…) “à pressa”, dirigimo-nos “à pressa” para o local onde cumprimos as nossas obrigações profissionais, trabalhamos “inquietos”, tentando cumprir os objetivos pré-programados que definimos para esse dia, mas sendo, amiúde, perturbados por “mil” outras “distrações”, tais como o telefone, o telemóvel, a campainha da porta que toca, e por aí fora… e depois, as contas, tantas contas para pagar e tantas e tantas outras preocupações…


Em boa verdade, repare bem, vivemos a maior parte do nosso tempo seguindo uma série de comportamentos quase “automáticos”, reagimos quase “previsivelmente” e assumimos, decerto, as reações mais “corretas” perante pessoas irritadas, tranquilas, furiosas, serenas ou carinhosas.


E quando, enfim, ao fim do dia, exaustos, regressamos a casa e nos encontramos sózinhos, connosco próprios, pensamos nos afazeres do dia ou dias seguintes e sentimo-nos entristecidos, esgotados, sem energia, sem força anímica para, muitas vezes, confecionar a “merecida refeição” de fim do dia…


E, quantos de nós, não resistem, então, a tomar sedativos, indutores do sono e tranquilizantes para as insónias, em busca de uma boa noite de sono? Em busca de um ilusório e temporário bem estar …


E, assim, envelhecemos, esgotando-nos em comportamentos repetitivos…até que a falta de saúde sobrevém


Você sabia que, atualmente as ciências médicas modernas estimam que entre 80 a 90%  de todas as doenças são causadas por “stress”?


De acordo com o Dr. Karl Holmquist (1985):
«Sob stress as atividades hormonais tornam-se aceleradas em nosso corpo, resultando em um desequilíbrio no sistema endócrino.
No sistema eliminativo observa-se constipação ou a excessiva secreção.
O sistema nervoso fica totalmente alterado, prejudicando a transmissão nervosa.
Todos os processos digestivos normais como a absorção, distribuição, assimilação e eliminação são inibidos durante situações de stress.
Os músculos tendem a ficar tensos e contraídos e o sistema circulatório é afetado pelo aumento da taxa de bombeamento do coração e a constricção dos vasos sanguíneos causando pressão alta.As chances de ocorrerem problemas como acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos cardíacos aumentam consideravelmente

“Home Chiropractic Homebook, Dr. Karl V. Holmquist (1985).

Vale a pena reflectir

Procuramos, muitas vezes, esporadicamente, técnicas de meditação ou outras técnicas “espirituais” que nos ajudem a suportar verdadeiros dramas e problemas pessoais…e sentimo-nos bem, de facto, em cada uma dessas sessões…mas se não interiorizarmos, verdadeiramente, a almejada serenidade e quietude mentais através de todo um trabalho interior, não conseguiremos alcançar o tão pretendido bem estar.


Amigo, amiga, acredite-me, que não existe um lugar mais tranquilo onde possa chegar, ou estar, além daquele em que você está


O que você É, como Ser vivente, é-o agora

Em boa verdade…a sua vida é agora, neste exato momento…sinta-a, viva-a…o que quer que seja que você está a fazer, faça-o a 100%, focalize a sua atenção no agora e esqueça tudo o resto…


E, ouça, se, por coincidência, está com os seus filhos agora, abraçe-os, ame-os, faça-lhes sentir esse amor que a invade…dê-lhes, verdadeiramente, atenção…e não deixe passar um único dia sem lhes dizer quanto os ama...

Tudo o que verdadeiramente existe, existe agora, neste exato momento…

O passado só existe na memória dos Homens…e o futuro, ainda é, neste exato momento, uma mera ilusão ou “abstração”…

O seu passado só existe na sua própria memória e só continuará a existir no presente, no hoje, se você o trouxer consigo e permitir que ele continue, ainda, a existir…

Você tem esse domínio, você pode, é certo, continuar a “viver” no passado, mas será que “vive” verdadeiramente? Se alimenta as memórias do passado, olvida, muito provavelmente, o presente...

Pergunto-lhe: Você vive, verdadeiramente, este exato momento?

Esqueça tudo o que você pensa conhecer sobre si mesmo, pois só conhece aquilo que lhe foi ensinado conhecer.

O Reiki é um bom “portal” de entrada para conhecer-se a si mesmo e alcançar a almejada serenidade e bem estar.

Os Princípios do Reiki são uma boa forma de começar:

1. Só por hoje, não me irrito.

2. Só por hoje, não me preocupo.

3. Só por hoje, expresso a minha gratidão.

4. Só por hoje, trabalho com dedicação.

5. Só por hoje, sou gentil com os outros.


Se estiver a sentir-se algo irritado, preocupado, ou ansioso leia e reproduza estes 5 simples princípios…respire fundo e faça uma auto-aplicação de Reiki. Garantidamente, vai sentir-me bem melhor!

Não importa se as pessoas que estão à sua volta estão irritadas ou sorridentes, se você tem formação em Reiki pode ajudar-se a si mesmo e nomeadamente acalmar-se antes de entrar para uma reunião “difícil”, para uma entrevista ou para um exame, portanto, apenas seja e viva o Reiki


O Reiki pode ser aplicado em qualquer tipo de ambiente, não exige concentração nem nenhum tipo de preparação especial para ser auto-aplicado.

O Reiki muito mais que uma série de técnicas de tratamento, é uma atitude perante a vida, pois o Reiki “reposiciona-nos” perante a nossa própria vida e perante os outros.


Creio que o Reiki é, atualmente, um dos caminhos para a paz, saúde e solidariedade humanas, tão necessárias.

O Reiki é um instrumento que lhe possibilita o maior bem-estar e que o ajuda a entender o seu percurso emotivo, psicológico e espiritual.

Muitas vezes, encontro pessoas que me dizem que não podem aprender Reiki ou dedicar-se ao Reiki porque não têm tempo (a família, os empregos)… e sempre lhes digo que, se têm tempo para “respirar” têm tempo para o Reiki…

Quem é “reikiano” (e neste blog, já tentei definir o que é um “reikiano”), sabe como é “respirar” Reiki, e “viver” o Reiki.


Não importa como você esteja, ou onde esteja, se é “reikiano”, você é Reiki!
Portanto, confie! Canalize o Reiki em cada respiração, deixando-o fluir através de cada poro do seu corpo…e sinta, apenas, sinta….


"Apenas, hoje, não se preocupe…."



"Aquelas coisas que eu estou dizendo agora podem ser obscuras, mas elas vão ficar mais claras e no seu devido lugar." (Nicolau Copérnico (1473/1543)


Sintam-se abraçados!
Mafra, 11 de Fevereiro de 2012
Maria João Vitorino

Sem comentários:

Seguidores